Como escolher o melhor tipo de areia para gatos? Confira algumas dicas
É importante levar em consideração alguns fatores na hora da escolha, como preço, quantidade de gatos e rotina do tutor

Quem possui um gatinho em casa sabe que os felinos são conhecidos por sua exigência e por nem sempre escolher algo simples, como o tipo de areia higiênica. Existem vários tipos de areias, como as que formam torrões com o xixi, as ecológicas, as com cheiro. A escolha errada pode fazer com que os bichanos não gostem do odor, da textura diferente e podem até parar de usar a caixinha.
Os gatos possuem hábitos de higiene únicos, ando em média de 25 a 30% do seu tempo realizando a autolimpeza, por isso as caixas de areia são essencais. Para facilitar esse processo de escolha, OLiberal.com traz algumas dicas e tipos. Confira a seguir:
Quais os tipos de areia para gatos?
Os diversos tipos de areia para gatos servem a diferentes propósitos, e todos possuem alguma vantagem.
Areia de Sílica
A areia de sílica é a mais indicada para aqueles tutores que possuem um ou dois gatos, devido ao seu bom custo-benefício. Embora o preço seja mais elevado, esse tipo de areia tem um rendimento maior, pois absorve melhor as excretas e os odores. Indicada para locais não ventilados e não forma torrões, então para aqueles tutores que não conseguem coletá-los ao longo do dia, é uma opção interessante.
VEJA MAIS
Areia Biodegradável
As areias biodegradáveis, como à base de milho e mandioca, possuem um custo mais elevado, porém podem ser descartadas no vaso sanitário ou em lixos orgânicos. Auxiliam na redução dos odores e formam torrões consistentes, o que facilita a limpeza da caixa de areia.
Areia de Argila
As areias de argila são as mais comuns e, por possuírem preços mais íveis, é uma opção para os tutores com mais gatos pela casa. Essas areias formam torrões e sua consistência pode variar entre as marcas. Mas, elas podem gerar mais odores e não são biodegradáveis.
Dicas para a escolha da areia:
- Teste com seu gato: Gatos são muito criteriosos e, caso não gostem de uma areia, encontrarão uma maneira de deixar isso bem claro para o tutor! Alguns são mais sensíveis à textura ou ao cheiro. Deixar o pet participar desse momento de escolha pode ajudar a não errar.
- Verifique se é aglomerante ou não: Aglomerantes facilitam a limpeza diária das caixas de areia.
- Considere o impacto ambiental: Opções biodegradáveis são mais sustentáveis.
- Controle de odor: Importante se você mora em apartamento ou locais fechados e com mais de uma pessoa.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA