Plantas e felinos: Quais os gatos podem comer?
Apesar de serem animais carnívoros, gatos podem comer algumas plantas que não são tóxicas para eles.

Muitos gatos gostam de mastigar ou ingerir plantas como gramas e algumas hortaliças. Muitas delas são seguras e até benéficas para a saúde e o bem-estar dos felinos, mas outras nem tanto. Saber quais são permitidas e quais as proibidas são fundamentais para evitar futuros problemas com os bichanos. Saiba mais a seguir:
Por que os gatos comem plantas?
A resposta é bem simples: Para os felinos, comer plantas é algo presente nos instintos da espécie. Assim, faz parte da natureza deles e, mesmo após domesticados, muitos ainda mantêm o hábito.
Além disso, os gatos têm o costume de tomar banho de língua e acabam ingerindo pêlos, que podem fazer mal ao estômago e ao intestino, fazendo com que eles possam vomitar as famosas "bolas de pêlos". Algumas ervas, como as plantas medicinais para gatos, contém fibras e ajudam a eliminar o excesso de pêlos ingeridos.
VEJA MAIS
Quais plantas os gatos podem comer?
Algumas plantas não são tóxicas para gatos e fáceis de cuidar. Além disso, você também pode usá-las para fazer chás ou temperar alimentos no seu dia-a-dia. São elas:
- agrião;
- alecrim;
- alpiste;
- couve;
- erva-cidreira;
- hortelã;
- manjericão;
- milho.
Essas plantas são seguras e indicadas para o gato interagir, mastigar e até comer. Ofereça para ele e veja se ele se interessa mais. A boa notícia é que elas podem ser cultivadas tanto em casas como em apartamentos.
E quais plantas os gatos não podem comer?
Algumas plantas podem ser extremamente tóxicas para os gatos, levando a quadros de vômitos, diarreia e até óbito. Esse grau de intoxicação vai depender do tipo de planta ingerida e quantidade. Muitas delas a maioria das pessoas tem em casa. Veja a lista:
- antúrio;
- azaleia;
- comigo-ninguém-pode;
- copo-de-leite;
- dama-da-noite;
- espada-de-São-Jorge.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA