Governo do Pará entrega equipamentos para reforçar saúde nos 17 municípios do Marajó
Cerimônia de entrega, com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, garantiu equipamentos como ultrassons, monitores e cadeiras odontológicas

O Governo do Pará eleva a descentralização da saúde pública, com a entrega de novos equipamentos destinados a fortalecer a rede de assistência de média e alta complexidade nos 17 municípios da região do Marajó. A cerimônia de entrega dos aparelhos foi realizada, na manhã desta segunda-feira (12), no Palácio do Governo, em Belém, com a presença da vice-governadora Hana Ghassan. Também participaram a secretária estadual de Saúde (Sespa), Ivete Vaz, o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, prefeitos e secretários municipais de saúde.
A vice-governadora Hana Ghassan reforçou que a ação faz parte de um plano estruturado e articulado com os municípios. “Essa entrega foi pensada, planejada e feita com a união de esforços. Sabemos dos desafios enfrentados pelos prefeitos e secretários municipais de saúde. Por isso, o nosso compromisso é trabalhar de forma integrada para garantir que os investimentos cheguem onde são mais necessários", enfatizou Hana Ghassan.
"Esses equipamentos representam dignidade, respeito e cuidado com a população marajoara. Eles vão salvar vidas, melhorar os atendimentos e contribuir para uma saúde pública mais eficiente, ível e humanizada.” disse a vice-governadora do Pará.
VEJA MAIS
Cada município recebeu um kit composto por um aparelho de ultrassonografia, dois monitores multiparamétricos e uma cadeira odontológica completa. O investimento total foi de R$ 3.755.328,00, com cada conjunto de equipamentos avaliado em R$ 234.708,00.
Os municípios beneficiados foram Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure e Oeiras do Pará.
Mais estrutura
A entrega dos equipamentos marca mais um avanço nas ações do Governo do Pará com foco na interiorização qualificada da saúde pública estadual. A intenção é garantir que a população marajoara tenha o a uma estrutura mais adequada para diagnóstico e atendimento.
A secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz, destacou a importância da iniciativa para a eficiência dos serviços municipais. “Sabemos que a demanda por atendimento de qualidade está sempre crescendo, e é por isso que trabalhamos constantemente para ampliar e fortalecer os serviços”, afirmou Ivete.
A titular da Sespa disse, também, que com os novos equipamentos, os municípios ganham mais autonomia. “A entrega representa um grande o para garantir que os municípios tenham mais condições de oferecer diagnósticos mais rápidos e eficazes. Estamos somando esforços com os municípios e com o Governo Federal para levar serviços de média e alta complexidade cada vez mais perto das pessoas.”
O reforço na estrutura das unidades de saúde é ainda mais necessário quando se considera a realidade geográfica do arquipélago. O secretário regional do Marajó, Odimar Wanderley Salomão, lembrou das dificuldades logísticas enfrentadas diariamente pelas equipes de saúde. “Quem conhece o Marajó sabe o quanto é difícil levar saúde de qualidade a todos os cantos da ilha. Esses equipamentos vão ajudar demais, principalmente na atenção básica, que tantas vezes precisa estabilizar pacientes antes de uma transferência”, afirmou.
A entrega foi celebrada com alegria pelos gestores municipais presentes. Representando os prefeitos marajoaras, o prefeito de Bagre, Clebinho, destacou a relevância da ação. “É uma alegria imensa receber esses equipamentos que irão beneficiar diretamente nossa população. O povo marajoara agradece por não ser esquecido. É assim, com presença, com escuta e com entrega real que a gente fortalece as políticas públicas e gera reconhecimento”, disse.
A ação integra as estratégias do Governo do Pará para a interiorização da saúde, com ampliação do o a exames, monitoramento clínico e atendimento odontológico de qualidade, promovendo maior equidade e cuidado com os moradores do arquipélago marajoara.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA