Menino faz petição à Apple para remover emoji 'nerd'; entenda 🤓
O menino, de apenas dez anos, alegou que o emoji é uma representação negativa e sugeriu um novo para substituir o atual
Um menino inglês de apenas dez anos tomou uma iniciativa um tanto inusitada: promoveu uma petição dirigida à Apple, empresa de tecnologia, contra o emoji "nerd", a carinha amarela com óculos e dentes frontais à mostra. Conforme jutificativa de Teddy Cotte, o emoji é visto como ofensivo por quem precisa usar óculos e perpetua um estereótipo negativo para os mesmos.
VEJA MAIS
Segundo o garoto, a Apple foi escolhida porque ele usava um Iphone para trocar mensagens com seu primo quando reparou com mais detalhe no emoji. A partir disso, ou a ter a sensação de que o íconeretratava pessoas que usam óculos de forma depreciativa. O menino, então, resolveu conversar com a sua professora, Lisa, que o apoiou na causa.
“Acho que as pessoas que usam óculos são legais, e estou preocupado que as pessoas que estão usando óculos pela primeira vez pensem que vão parecer coelhos ou ratos”, justificou.
Um novo modelo
Para resolver a situação, o jovem criou uma nova versão do emoji, que carinhosamente chama de "emoji genial". No desenho, a boca do emoji com os dentes à mostra é substituída por um sorriso amigável e gentil.
Teddy não é o primeiro a enfatizar os problemas com este emoji. Outros também apontaram que os óculos “geek” combinados com dentes salientes poderiam evocar estereótipos antiasiáticos.
Várias plataformas já redesenharam o rosto para remover os dentes salientes. No entanto, a Apple, juntamente com a Microsoft, Samsung e outros, continua usando as características originais.
A empresa, no entanto, não criou os emojis. A iniciativa foi feita pela Unicode que aprovou a padronização dos recursos em todos os sistemas operacionais desde 2015. A empresa de tecnologia ainda não respondeu a respeito do tema.
Carolina Mota, estagiária sob supervisão da editora web de OLiberal.com Mirelly Pires)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA