logo jornal amazonia

Golpes no Enem: Pará registra fraudes com sites falsos de inscrição em 2024

Quatro ocorrências já foram registradas neste ano, segundo a Segup. Inep alerta candidatos e monitora ações criminosas com apoio da Polícia Federal

O Liberal

Só neste ano, de 1º de janeiro até 21 de maio, foram registradas quatro ocorrências de fraudes relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Pará. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e foram divulgados nesta sexta-feira (23/5). Entre os crimes computados estão: estelionato, falsa identidade, induzimento do consumidor ao erro e invasão de dispositivo informático. Em 2024, de janeiro a abril, a Segup notificou 18 casos da mesma natureza no estado.

As tentativas de golpe por meio de sites falsos de inscrição para o Enem são monitoradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os criminosos utilizam páginas fraudulentas com aparência idêntica à do site oficial do exame para enganar estudantes e roubar o valor da taxa de inscrição. Nesta sexta-feira (23/5), o instituto declarou que acompanha o caso com o apoio da Polícia Federal.

VEJA MAIS 

image Enem 2025: Inep monitora tentativas de golpes por meio de sites falsos de inscrições
Páginas fraudulentas imitam o site oficial do exame e cobram taxas indevidas

image Enem 2025: saiba as datas das provas em Belém, Ananindeua e Marituba
Inep confirmou à redação de O Liberal a data de realização das provas nas cidades paraenses que estarão vivendo 'o clima da COP 30'

image Enem 2025: inscrições começam nesta segunda-feira (26); veja como participar
As inscrições iniciam neste mês de maio e seguem até junho; Três municípios do Pará ainda não têm datas para os exames

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que todos os processos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são planejados e executados com estratégia de segurança. Contamos com o apoio da Polícia Federal nas ações de investigação e combate às tentativas de fraude. A autarquia trabalha no aprimoramento dos protocolos de acompanhamento e segurança da prova, e monitora a eventual criação de páginas com interface semelhante ao sistema de inscrição do Enem”, comunicou o órgão.

Segundo informações da polícia, os sites falsos replicavam fielmente o layout da Página do Participante do Enem, incluindo assistente virtual e opções de pagamento via Pix ou boleto. As vítimas preenchiam seus dados pessoais e realizavam o pagamento da taxa de R$ 85, acreditando estar se inscrevendo corretamente no exame.

Atenção e desconfiança são importantes

O Inep alerta os candidatos para ficarem atentos ao endereço eletrônico e desconfiem de páginas que não possuam o domínio “gov.br”. “A inscrição no Enem estará disponível por meio da Página do Participante: enem.inep.gov.br/participante, com início das inscrições no período de 26/05 a 06/06. O edital alusivo ao exame será publicado em breve. O o ao sistema é feito com o único do gov.br”, ressaltou o instituto.

Candidatos que suspeitarem de fraudes devem registrar um boletim de ocorrência e procurar sua agência bancária para tentar o estorno do valor pago. Qualquer irregularidade deve ser denunciada às autoridades competentes para que medidas sejam tomadas e novos casos sejam evitados.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA