CBF: Possível redução de datas nos estaduais pode mudar regulamento do Parazão 2026 y5f4j
Proposta foi apresentada por Xaud durante seu discurso de posse no domingo (25).
O calendário do Parazão pode sofrer alterações nos próximos anos. O recém-empossado presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, anunciou a intenção de reorganizar os campeonatos estaduais, estabelecendo um limite máximo de 11 datas para cada competição a partir de 2026.
WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo
WhatsApp: saiba tudo sobre o Paysandu
A medida, se implementada, exigiria uma adaptação do Parazão, que em 2025 contou com 12 datas.
A proposta foi apresentada por Xaud durante seu discurso de posse no domingo (25). Segundo o novo mandatário, o objetivo é otimizar o calendário do futebol nacional sem comprometer a qualidade técnica e a viabilidade financeira dos torneios regionais.
"Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas", declarou Xaud.
VEJA MAIS
Atualmente, a grande maioria dos estaduais ultraa o limite proposto. Dos 27 campeonatos disputados em 2025, apenas sete se enquadram na meta de até 11 jogos: amazonense (8), acreano (9), roraimense (9), cearense (9), alagoano (11), amapaense (11) e Tocantinense (11). Vinte competições, incluindo o Parazão, precisariam ser reestruturadas.
*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Caio Maia, coordenador do Núcleo de Esportes)