CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Procura por imóveis em Belém para a COP 30 sobe; veja como anunciar na Booking.com

Durante workshop em Belém, a plataforma apresentou dicas para quem deseja alugar imóveis por temporada e destacou crescimento expressivo nas ofertas

Gabi Gutierrez
fonte

Um dos principais eixos discutidos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) é a oferta de hospedagem em Belém. Nesta terça-feira (27), a capital paraense recebeu mais uma edição do workshop promovido pela Booking.comhttp://Booking.com, com foco na preparação de anfitriões locais para a Conferência do Clima da ONU.

O evento, realizado com apoio do Governo do Estado e da Associação Comercial do Pará (A), apresentou um panorama detalhado sobre como cadastrar imóveis para aluguel por temporada na plataforma, além de oferecer orientações sobre boas práticas, visibilidade, precificação e formas de pagamento.

Segundo Wagner Osti, responsável pela operação jurídica e relações públicas da Booking, esta é a quinta ação realizada na capital paraense desde que a empresa firmou parceria com o governo estadual em agosto do ano ado. “Nosso compromisso é potencializar a presença dos imóveis locais na plataforma e ampliar a oferta de hospedagem durante a COP. O aumento no número de propriedades disponíveis tem sido impressionante”, afirmou.

VEJA MAIS

image Ministro do turismo diz que ime sobre hospedagem na COP 30 está perto do fim
Em abril, o Governo Federal realizou uma reunião com representantes do setor hoteleiro de Belém para alinhar preço das estadias durante a conferência


image Setor de hospedagem do Pará projeta 42 mil leitos para COP 30, mas alerta para desafios logísticos
Fernando Soares, do Sindicato de Hotéis e Restaurantes do estado, destaca expectativas positivas para o evento em Belém, mas critica proposta de controle de preços e aponta gargalos em infraestrutura, insumos e comunicação.


image Governo Federal garante 500 leitos em navios para países em desenvolvimento participarem da COP 30
Os custos da hospedagem serão cobertos pelo Fundo Fiduciário da UNFCCC ou diretamente pelos países interessados

Osti destacou ainda que, apesar das frequentes discussões sobre preços elevados, a definição dos valores fica a critério dos proprietários. “A plataforma é um marketplace. Nós incentivamos uma precificação justa, mas a decisão final é sempre do anunciante”, explicou.

Para o superintendente da A, Lúcio Cavalcante, eventos como este têm papel essencial na mobilização da sociedade. “Tudo que fomenta empreendedorismo e geração de renda está na pauta da A. Queremos ampliar a oferta de hospedagem para que Belém consiga acolher os turistas que virão em novembro — e que eles queiram voltar”, pontuou.

Já o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, reforçou a importância da capacitação dos anfitriões locais. “A COP será um divisor de águas para o nosso turismo. Precisamos oferecer acomodações com qualidade e hospitalidade. Belém sabe recepcionar — o exemplo está no Círio de Nazaré”, ressaltou.

5 dicas para não errar na hora de se cadastrar na Booking

1. Escolha a categoria correta

Na hora de cadastrar o imóvel, é essencial selecionar a categoria adequada (casa, apartamento, quarto, etc.). Isso evita que o anúncio seja mal ranqueado ou confunda o hóspede.

2. Preencha todos os campos obrigatórios

Informações incompletas dificultam a aprovação do anúncio e reduzem a visibilidade na plataforma. Detalhes como localização, número de quartos e comodidades são fundamentais.

3. Capriche nas fotos

A apresentação visual é decisiva. Use imagens claras, em boa resolução e que mostrem todos os ambientes. Evite fotos escuras, desfocadas ou com bagunça aparente.

4. Defina uma política de cancelamento clara

A Booking oferece diversas opções de política de cancelamento. Escolha aquela que melhor se adapta à sua realidade, mas seja transparente para evitar problemas futuros.

5. Revise o anúncio antes de publicar

Erros de digitação, informações equivocadas ou links quebrados podem comprometer a confiança no seu perfil. Revise tudo com atenção antes de ativar o imóvel na plataforma.

5 dicas para quem quer anunciar um imóvel para a COP na Booking

1. Seja realista na precificação

A plataforma permite total liberdade para definir valores, mas a recomendação é praticar preços justos. Cobranças abusivas podem afastar potenciais hóspedes.

2. Ofereça comodidades básicas

Itens como roupa de cama, toalhas, internet e utensílios de cozinha fazem diferença para quem busca conforto durante o evento. Um check-list ajuda a garantir que nada seja esquecido.

3. Esteja preparado para alta demanda

Com a chegada da COP, a procura por hospedagem aumentará. Mantenha a agenda atualizada e evite overbookings – vender mais acomodações do que a capacidade disponível – que possam gerar reclamações ou punições na plataforma.

4. Mantenha o canal de comunicação ativo

Responda rapidamente às dúvidas dos usuários e seja transparente sobre as condições do imóvel. A boa comunicação ajuda a construir avaliações positivas.

5. Leia atentamente os termos da plataforma

Antes de fechar qualquer reserva, conheça as regras da Booking sobre taxas, pagamentos e possíveis penalidades. Isso ajuda a evitar surpresas e garante uma experiência segura para todos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!