Alunos do CIPP Prime conhecem a prática do jornalismo na sede de O Liberal
A ação faz parte do programa “O Liberal na Escola", que oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos veículos do Grupo Liberal

Trinta e cinco alunos do 6º e do 7º ano da Escola Centro Integrado de Primeiros os (CIPP Prime), localizada no bairro do Umarizal, em Belém, participaram de uma manhã de aprendizado e descobertas, nesta quinta-feira (22) durante visita à sede do jornal O Liberal, no bairro do Marco, na capital paraense.
Durante a visita, os alunos conheceram os estúdios da Liberal+, circularam pelos setores da Redação Integrada e observaram a gráfica do jornal, tirando dúvidas sobre o dia a dia do jornalismo. O grupo foi recebido pela chefe de reportagem da Redação Integrada, Camila Moreira, e pela analista das redes sociais de O Liberal Amanda Gaspar, elas apresentaram os espaços e interagiram com os estudantes.
A ação faz parte do programa “O Liberal na Escola", que oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos veículos do Grupo Liberal e o processo de produção da notícia.
Para Camila, a visita de estudantes por meio do O Liberal na Escola, é uma oportunidade valiosa de mostrar a importância do jornalismo, da informação de qualidade, do trabalho diário e constante de apuração das notícias e de como tudo isso é construído e preparado para o leitor em todas as nossas plataformas.”Eles sempre têm perguntas interessantes, curiosidades a respeito do trabalho, e é nesse momento que conversamos e eles conhecem todos os nossos processos”, afirmou.
O professor Gabriel Vieira, responsável por acompanhar a turma, destacou que a experiência é uma extensão prática dos conteúdos vistos em sala de aula. “A gente está culminando um conteúdo teórico que eles tiveram durante o primeiro semestre, que aborda os gêneros jornalísticos: reportagem, notícia, charge, entre outros. Nosso grande objetivo é desenvolver o pensamento crítico e social dos alunos, e por isso trouxemos essa teoria para a prática. Aqui eles conseguem observar como o processo jornalístico acontece, unindo a prática que essa geração precisa ao conhecimento técnico de vocês e ao nosso conhecimento pedagógico. Acreditamos que isso proporciona uma formação mais completa”, afirmou.
Para os estudantes, a visita foi uma oportunidade marcante. Sofia Freitas, de 12 anos, aluna do 7º ano, compartilhou a empolgação com a atividade. “Eu gostei muito da experiência de vir para cá porque isso vai influenciar muito no meu conhecimento. Gosto muito do assunto, sobre reportagem, esse tipo de coisa. Senti que era uma experiência única, que talvez eu nunca tivesse novamente”, contou.
A colega Bianca Silva, de 11 anos, do 6º ano, também ficou encantada com a vivência. “Eu acho muito importante porque a gente aprende mais sobre o assunto que está sendo trabalhado. Foi uma experiência única, porque talvez a gente nem pudesse estar aqui. É muito importante, porque muita gente tem o sonho de ser jornalista, repórter, essas coisas... Um exemplo sou eu”, declarou.
O Programa “O Liberal na Escola" reforça o compromisso do Grupo Liberal com a formação cidadã e o incentivo à educação por meio da informação de qualidade.
*Laura Serejo (estagiária de jornalismo, sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA